PERFIL DE UM DESIGNER GRÁFICO

Talvez você olhe para si e tente identificar se você se enquadra no perfil que a profissão exige.

Acredito que as principais característica que te favorecem a ser um bom designer gráfico são a vontade de aprender, a empatia e gostar de resolver problemas.

Isso porque você, como designer gráfico, enfrentará desafios que mesmos parecidos podem carregar uma particularidade que necessite aprender algo novo, ou atender no projeto um público com uma necessidade especial e que demande uma solução funcional.

Mas existem outras características que podem indicar se você tem o perfil para atuar na área de design gráfico como;

Gostar de artes e eventos culturais – Quanto mais seu repertório abranger de elementos visuais mais contribuíram na composição de seus projetos. Portanto assistir filmes, ir em exposições, ler livros e revistas, e até analisar a composição gráfica destes podem aumentar seu repertório.

Ter bom senso estético – Você precisa saber julgar e decidir não só o que é belo, mas também agradável aos sentidos do ser humano.

Saber expressar ideias através do desenho – Isso que você não precisa ser um exímio desenhista, basta que com alguns traços você consiga rascunhar uma ideia.

Gostar de tecnologia – Atualmente Design e tecnologia caminham juntos. Um Designer passa boa parte do tempo manuseando softwares gráficos e pesquisando referências na internet.

Saber trabalhar em equipe – Você pode até trabalhar de forma independente como freelancer, mas de qualquer forma em muitos projetos você precisará interagir com profissionais de outras áreas e equipes para debater sobre planejamento e outras questões.

Comprometimento com os resultados – Se comprometer com o que foi acordado garante que você entregue de acordo com os requisitos e dentro do prazo.

Um adendo importante aqui é a ideia que profissionais de áreas ditas criativas devem ser criativos para atuar. Ninguém nasce criativo e todos têm seu grau de criatividade em qualquer campo de atuação. Quanto mais repertório você tiver, mais capacidade de externar sua criatividade você terá.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *